Orientação Vocacional Escolar e Profissional

Nem sempre é fácil tomarmos uma decisão, sobretudo quando esta pode ser tão determinante para o nosso futuro, como é o caso da escolha de uma área de formação ou uma atividade profissional. Por isso, a sua escolha deve ser consciente e informada.


O que é?

O processo de Orientação Vocacional Escolar e Profissional da Pomar de Braços tem como objetivo complementar e auxiliar os jovens no seu processo de decisão em momentos de transição, dotando-os com um conjunto de ferramentas que possibilitem uma escolha autónoma, realista e responsável. 


Como funciona?

Na Pomar de Braços consideramos cada aluno como alguém que alcançou, no seu percurso, experiências e conhecimentos únicos e individuais, por isso elaboramos um processo de aconselhamento centrado no indivíduo e nas suas necessidades, baseado numa análise da sua personalidade, das suas motivações, interesses e valores, cruzando estas informações com o seu perfil académico e de competências. 

Durante o processo, consideramos igualmente importante que se faça uma exploração conjunta das áreas formativa e/ou profissionais existentes, no sentido de esclarecer sobre as vias de qualificação e as diversas oportunidades formativas orientadas para cada percurso profissional.

Este processo é de caráter individual e decorre de forma intensiva ou faseada de acordo com as preferências de agendamento. Na última sessão é entregue um relatório que descreve os dados obtidos da avaliação e informa sobre as áreas de estudo ou profissionais que mais se adequam ao perfil avaliado.

Apesar de ser uma escolha importante, nunca é demais relembrar que seja qual for a decisão, esta não terá de ser para a vida toda. Podemos e devemos repensar /reorientar o nosso trajeto académico ou profissional a qualquer momento!

Psicologia Clínica e da Saúde | Psicoterapia

A Psicoterapia é um processo de desenvolvimento pessoal que tem como principal objectivo a transformação e desenvolvimento de recursos, nova...